Cursos

Atuação

Atuação do Instituto FORJA Rio Bonito é voltada em oferecer complemento escolar regular do fundamental e do ensino médio, através de atividades nas áreas de tecnologia, meio ambiente e prática esportiva, sempre tendo como foco o desenvolvimento completo do beneficiário.

Dentro de um espaço de convivência com liberdade e responsabilidade protegemos as crianças e adolescentes das vulnerabilidades sociais sejam elas financeiras, espirituais, afetivas e emocionais.

Nesta ação junto ao beneficiário está sua família que é convidada a atuar como protagonista na formação de seus filhos, por meio do programa de orientação familiar realizado mensalmente. Esse protagonismo exercido pelos pais fortalece o vínculo familiar e propicia um ambiente de desenvolvimento humano colaborando com a formação individual de cada atendido.

 

Atividades e cursos 2023

 

Robótica Inclusiva

O projeto Robótica Inclusiva é um projeto que nasceu da parceria com Instituto Robert Bosch para atender 30 adolescentes e jovens de 13 e 14 anos, todos os dias no horário das 13:30 às 17:30 durante um ano.

O projeto criará oportunidade para 30 adolescentes e jovens a possibilidade em breve, de participar no mercado de trabalho cada vez mais digital. Potencializar o conhecimento na robótica e na programação será cada vez necessário na vida das pessoas, devido aos processos de fabricação e na área de serviço cada vez mais serem digitais e programados, com essa necessidade esse projeto se torna de grande relevância.

Os adolescentes e jovens do Campo de Santana estão cada vez mais vulneráveis a marginalidade e sem perspectiva de horizonte promissor, isso reforça o resultado que a Robótica Inclusiva pode criar na vida dos atendidos e no rumo das suas famílias fortalecendo a família e consequentemente a sociedade.

Portanto, trazer inovação e perspectiva de futuro para essas pessoas se tornar um legado na região, e o Instituto FORJA esta compromissado com esse futuro, por isso vem buscando novas parcerias para tornar realidade de que todos podemos ser responsáveis pelas nossas escolhas e essa mudança se dá pela educação.

Arquivo calendário em pdf

 


Pré-matrícula

Robótica I – Básica

Público: Crianças cursando o 4 º e 5º ano do Ensino Regular

Duração: 1 ano

No curso Robótica I, o aluno aprende conceitos tecnológicos por meio de projetos lúdicos, esse aprendizado se dá por meio da introdução a lógica de programação, algoritmos, dispositivos eletrônicos e informáticos, possibilitando o conhecimento da robótica básica. O reforço de português, matemática e a prática esportiva, se faz presente para dar suporte ao desenvolvimento humano que se concretiza nas apresentações dos projetos e trabalho em equipe e a mentoria que é feita mensalmente. Esse conjunto de saberes desperta no atendido um entendimento do mundo digital atual e o prepara para ser um cidadão protagonista do futuro.


Pré-matrícula

Robótica II – Robótica e Animação

Público: Crianças cursando o 6 º e 7º ano do Ensino Regular

Duração: 1 ano,

No curso Robótica II, o aluno aprende conceitos tecnológicos através da linguagem de programação Scratch com interação com hardware possibilitando desenvolver projetos animados e lúdicos, esse aprendizado se dá por meio da introdução a lógica de programação, algoritmos, dispositivos eletrônicos e informáticos. O reforço de português, matemática e a prática esportiva, cria uma sinergia com a tecnologia colabora para desenvolvimento humano, através da apresentação de projeto, mentoria mensal e os trabalho em equipe o aluno tem um desenvolvimento humano mais sólido.  Essa prática abre os horizontes das crianças para o mundo novo de futuras profissões e prepara para prática cidadã mais atuante.


Pré-matrícula

Robótica III – Robótica e Programação WEB

Público: Jovens cursando o 8 º e 9º ano do Ensino Regular

Duração: 1 ano

No curso Robótica III, o aluno aprende conceitos tecnológicos Back-End e Front-End através da linguagem de programação Python com interação com hardware e HTML e CSS, proporcionando uma visão ampla das tecnologias aplicadas na WEB. O aprendizado teórico-prático de cada disciplina (introdução a lógica de programação, algoritmos, dispositivos eletrônicos e informáticos), ajuda a desenvolver projetos realistas. O reforço de português, matemática e a prática esportiva, cria uma sinergia com a tecnologia colabora para desenvolvimento humano, através da apresentação dos projetos, mentoria mensal e os trabalhos em equipe, o aluno tem um desenvolvimento humano mais sólido.  Dessa forma, esses adolescentes têm uma preparação para o mundo do trabalho de forma mais competitiva.


Pré-matrícula

Robótica IV – Robótica e Criação de App

Público: Jovens cursando o ensino médio

Duração: 1 ano,

No curso Robótica IV, o aluno aprende conceitos tecnológicos Back-End e Front-End através da linguagem de programação Python com interação com hardware e criação de app com Inventor para controlar o Arduino. O aprendizado teórico-prático de cada disciplina (introdução a lógica de programação, algoritmos, dispositivos eletrônicos e informáticos), ajuda a desenvolver projetos realistas. O reforço de português, matemática e a prática esportiva, cria uma sinergia com a tecnologia colabora para desenvolvimento humano, através da apresentação dos projetos, mentoria mensal e os trabalhos em equipe, o aluno tem um desenvolvimento humano mais sólido estando preparado para o mercado de trabalho.  A sinergia criada com esta atividades prepara esse jovem para um mercado de trabalho competitivo.


Pré-matrícula

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Público: Jovens cursando o ensino médio

Duração: 1ano 6 meses

Bem-vindo ao Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas em parceria com o SENAI, realizado no Instituto FORJA. Nosso objetivo é capacitar profissionais em análise de requisitos, desenvolvimento e teste de sistemas de software. Oferecemos orientação personalizada e valorizamos habilidades interpessoais, além do treinamento técnico. Com instrutores qualificados e um ambiente colaborativo, sua jornada será dinâmica e enriquecedora. Inscreva-se agora para explorar o mundo da tecnologia de informação e garantir um futuro promissor.


Pré-matrícula