Quem Somos

História

O Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes – FORJA foi fundado em 2005 com o objetivo de melhorar o país por meio do desenvolvimento de projetos de formação da juventude brasileira. Sua finalidade estatutária é promover a cidadania e os direitos humanos, através de ações que ofereçam formação, capacitação e valorização da pessoa humana, especialmente em comunidades menos assistidas. Em 2009, o FORJA iniciou suas atividades socioeducativas, fornecendo palestras de orientação familiar e oferecendo cursos de informática, línguas e meio ambiente para crianças e adolescentes.

Nos anos seguintes, o FORJA ampliou suas atividades, proporcionando formação cultural, esportiva e educacional diariamente. O atendimento individualizado para cada participante e suas famílias foi realizado regularmente, e o instituto obteve conquistas significativas, como a ampliação das instalações físicas e o estabelecimento de parcerias. Entre 2014 e 2019, o número de crianças e adolescentes atendidos aumentou, novas parcerias foram estabelecidas e foram oferecidas atividades como robótica pedagógica, programação, esportes, oficinas de línguas e ética, além de cursos de formação para pais.

Em 2020, as atividades presenciais foram interrompidas devido à pandemia, mas o FORJA buscou alternativas para continuar atendendo as famílias, como a distribuição de conteúdos impressos e suporte por telefone. O instituto também forneceu cestas básicas para as famílias do projeto. Após o retorno pós-pandemia em 2021, o FORJA continuou atendendo crianças e jovens, porém enfrentou desafios com a perda de patrocínio em 2022, resultando em redução de funcionários e impactando o atendimento para 2023. Atualmente, o instituto está em uma fase de busca por estruturação econômica, parcerias e participação em editais para reverter a situação financeira e executar projetos para jovens.

Missão, Visão, Valores e Comportamentos

MISSÃO

Apoiar a formação integral de cidadãos, fomentando seu compromisso com a transformação do mundo, através da família e do trabalho, a serviço da pessoa e do bem comum.

VISÃO

Ser uma instituição transformadora da sociedade através do indivíduo.

VALORES

Busca contínua da excelência humana e profissional através dos valores cristãos.

Fortalecimento e desenvolvimento familiar.

Respeito à personalidade e à singularidade.

COMPORTAMENTOS:

  • Ética e Transparência
  • Respeito ao próximo
  • Confiança
  • Honestidade
  • Simplicidade
  • Compreensão
  • Exemplaridade
  • Otimismo
  • Laboriosidade
  • Sustentabilidade (Responsabilidade Econômica, Social e Ambiental)